21 de abr. de 2018

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA NA BOLÍVIA


Por Diác. Henrique Baltazar


Grato à Deus Onipotente por suas graças e bênçãos manifestadas nesta oportunidade de fazer esta experiência missionária em terras bolivianas, obediente ao mandato de Nosso Senhor que disse: “Fazei discípulos, entre todas a nações” (Cf. Mt 28,19), saí de terras brasileiras (Diocese de Zé Doca - Maranhão - Brasil), sem ouro e nem prata, mas com o coração aberto e com a consciência de que “a Igreja Peregrina é, por sua natureza, missionaria, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai.” (Ad Gentes,2)
Os primeiros dias foram oportunos para conhecer a realidade boliviana, pontos turísticos, praças igrejas, culinária, vida eclesial, e todos os aspectos da vida social da cidade em geral. Pude perceber que, mesmo sendo um território latino americano, existem muitas diferenças e belezas de modo geral no jeito de ser e de viver do povo boliviano.

Um País com uma pluralidade de culturas, povos, tradições e costumes, porém como fato importante que também percebi, é que nestas diversidades está a presença de Deus em cada rosto e em cada gesto de acolhida, de felicitação e de alegria.


Depois de conhecer algumas localidades próximas à cidade de Cochabamba, chegou a hora de iniciar a missão. Depois de muitas festas, celebrações e danças, chegou a hora de iniciar a missão na Paróquia Missionária Santo Eugenio de Mazenod, no bairro Villa Pagador, na Cidade de Cochabamba, sendo então acolhido por Pe. Radomiro  Orlando (natural da Bolívia) e pelo vigário paroquial Pe. Antero Berboso (Natural das Filipinas).


Nas primeiras semanas, a paróquia recebeu, como presente de uma família, um Ícone da Virgem de Socavon de Oruro, que será entronizada no novo templo paroquial que está em construção. A acolhida da imagem foi feita com uma missa solene e procissão até ao Centro de Evangelização Santo Inácio, onde o ícone permanece, ficando então numa pequena capela para veneração dos fiéis.
Num ambiente de oração diária, diálogo e fraternidade, partilhamos juntos os compromissos diários da paróquia como: Missas, celebrações diárias, semanais e dominicais, na matriz e comunidades, benção das casas e orações nas famílias, exéquias e visitas aos enfermos. Na vida pastoral também trabalhamos com a formação doutrinal da juventude, comissão nacional de justiça e paz, catequese, coroinhas e liturgia em geral.




Tive também a graça de viver e ajudar a celebrar durante a semana santa, fazendo assim uma experiência enriquecedora de espiritualidade e retiros.  Percebi que povo boliviano cultiva uma grande devoção à santa Cruz de Nosso Senhor, sendo também muito positiva a grande participação do povo nas celebrações da paixão, morte e ressureição de Cristo.  A conclusão da semana santa, com a missa do domingo de páscoa, foi marcada pela abertura da catequese em toda a paráquia com missa solene presidida pelo pároco Pe. Radomiro e concelebrada pelo vigário paroquial, Pe. Antero.
Assim, diante desta nova fase da missão, venho expressar com alegria: Obrigado Diocese de Zé Doca, na pessoa do nosso Bispo, Dom João Kot, ao clero, religiosos e religiosas, ao povo de Deus das paróquias, pastorais, grupos e movimentos, amigos e familiares, por esta bela oportunidade, orações e apoio neste caminho missionário e nesta jornada confiada pela Igreja, a mim e ao Diácono Emerson Adriano!

Desejo a todos felicidades, invocando a benção de Deus Todo Poderoso, por intercessão de Santa Terezinha e a proteção da Santíssima Virgem Mãe Aparecida!

 
  













Um comentário:

  1. Deus seja sempre louvado! Parabéns Diácono Henrique pela sua disposição em servir ao Senhor! A messe é grande e necessita de muitos operários, especialmente neste momento de crise mundial, quando há necessidade de paz e as pessoas buscam conforto na acolhida dos representantes de nossa Santa Igreja Católica que em saída, orientada pelo nosso Pastor Maior, o Papa Francisco, precisamos de missionários dedicados e fieis para "fazer discípulos em todas as nações". Ide e pregai o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! E que Deus te abençoe! Conte com minhas orações.

    ResponderExcluir