14 de set. de 2016

EM ESTANDARTE, "O CÍRIO DA MISERICÓRDIA"

Por Henrique Baltazar

Considerando o Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016), instituído pelo Papa Francisco, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra, em todos os cantos do mundo onde se faz presente, "a misericórdia como plano de Deus e projeto de vida dos fiéis católicos para a convivência com os irmãos e salvação". Assim o programa de vida é: "Sede misericordiosos como o Pai" (Lc 6,36).
Assim também, com esse mesmo sentimento e objetivo, a Comunidade Católica de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, se preparou para realizar o Círio de número 88 em honra e louvor à sua Padroeira,  com o tema: "Maria, consoladora dos aflitos, Mãe de Misericórdia".
Desde o dia 19 de julho iniciaram as peregrinações pelas ruas e casas da localidade, onde a comunidade foi convidada a refletir sobre a misericórdia de Deus por meio do sim de Maria, Mãe de Misericórdia, missionária e evangelhizadora ao lado do seu Filho Jesus e dos Apóstolos, e também sempre junto do povo, especialmente dos mais necessitados e aflitos.
No dia 06 de agosto por volta das 06h, à imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi trazida em procissão de volta à Igreja após percorrer todos os bairros de Estandarte. O momento foi marcado pela alvorada com fogos, orações e café comunitário como forma de saudação à Maria pelos estandartenses. Nesse mesmo dia, às 19h, foi realizada a abertura solene da festa do Círio de Nazaré 2016, com missa presidida pelo Pároco Padre Raimundo Pereira (Padre Nato).
Entre os dias 07 e 12 de agosto a programação seguiu com celebrações eucarísticas presididas por diversos padres da Diocese de Zé Doca, leilões, shows religiosos, atividades culturais e das crianças. Também foi feita a apresentação do Manto que foi usado na Trasladação e no Círio, o que ocorreu com a participação de grupos, pastorais e movimentos da comunidade matriz de Cândido Mendes e da Paróquia de Amapá do Maranhão.
Na véspera do Círio, dia 13 de agosto, foi realizada por volta das 14h mais uma bonita Procissão  do Mar, ou seja, sobre as caudalosas águas do Santa Cruz, rio que banha e margeia a Bela Ilha Estandarte. Este dia encerrou com a Santa Missa na Praça, seguida da Trasladação com as imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora de Nazaré rumo sua capela do Sagrado, no Bairro 7 de Setembro, onde pernoitou para no dia seguinte acolher todas as orações, pedidos e promessas dos romeiros e devotos filhos de Estandarte e seus convidados.
E como “NA ALMA ESTANDARTENSE É SEMPRE AGOSTO”, o dia 14 não poderia ser diferente. Por volta das 6:30h sai a Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, antecedida pelo Andor de Jesus, carros de anjos, barquinha de marinheiros e muitos outros símbolos significativos que fazem parte da tradição de maior festa religiosa de Estandarte, que em frente a várias  residências a Berlinda, lindamente decorada com flores lilás e folhagens naturais de bambu, faz uma parada para receber homenagens das famílias em agradecimentos por granças alcançadas de Deus por intercessão de Nossa Senhora, 
Este é um momento lindo e divino, o ápice da festa, quando o povo vai oferecendo flores e amores, suas alegrias e dores, mas com fé segue cantando louvores. Tudo isso ao som do hino “VOIS SOIS O LÍRIO MIMOSO” tocado instrumentalmente pela Banda Cantídio Gouveia, a famosa BANDA FURIOSA de Bragança-Pará. 
A bela festa é encerrada com a missa campal, onde uma grande multidão se faz presente para receber a Jesus Eucarístico e a bênção de Deus Pai. E assim mais um Círio de Nazaré acontece pelas ruas de Estandarte, momento em que muitas graças e bênçãos são derramadas por meio da Mãe de Nazaré em Estandarte - a Bela Ilha.