5 de ago. de 2014

CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2014 EM ESTANDARTE - MA

É chegado o grande momento da maior procissão de fé em Estandarte. Trata-se do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que será realizado no dia 14 de agosto de 2014. No entanto, a abertura do grande vento aconteceu no dia 24 de julho através das peregrinações que atraiu um grande número de fiéis e devotos de Nossa Senhora.
A partir do dia 06 terão início as celebrações que são bastante participadas pela comunidade católica de Estandarte para onde também já se encaminham as caravanas formadas pelos filhos de amigos desta Vila eminentemente católica.
Acredita-se que o público que para aí se dirige neste ano é muito grande, são caravanas de Belém, São Luis, Bragança-PA, Turiaçu-MA e de muitas outras localidades e comunidades vizinhas. Após os atos religiosos, terá início a parte dos festejos dançantes.
Será uma grande festa, como sempre acontece, desde 1928, portanto, já se vão 86 anos de Círio. Os momentos marcantes durante esse período é contagiante e de grande beleza com a Procissões das Crianças, a Procissão do Mar, a Trasladação e o Círio propriamente dito, além de apresentações artístico-culturais. A participação dos jovens é outro ponto relevante e muito forte, pois assumem com igual devoção e responsabilidade a ação da nossa Igreja. Tal beleza se dá especialmente pela devoção e fé do povo.
Esta é a maior procissão religiosa da região e a mais antiga: tradição, cultura, história e muita beleza se entrelaçam na devoção à Mãe de Jesus, o Filho de Deus.

5 comentários:

  1. é verdade o círio nessa ilha encantada tem um outro significado, é uma coisa inexplicável. e ate eu que não sou filho dessa ilha me encanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo, por acessar nosso blog, mas principalmente porque se encantou com os encantos de nossa Bela Ilha. O nosso círio, sem dúvida, é de fato o maior da região e também o mais tradicional Seja sempre bem-vindo!

      Excluir
  2. Mesmo de longe, estive acompanhando o desenvolvimento da festa do Círio 2014, com orações e preces. Fico muito feliz por ver o nosso povo cada vez mais participativo. É a Mãe que convoca os filhos para a festa da vida. Que Maria estimule todos os anos a todos os Estandartenses de perto e de longe para participar do grande banquete que é o Círio de Nazaré.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Henrique, o nosso Círio 2014, lá no cantinho do Brasil, foi sem dúvida um dos maiores e mais participativos. Para mim foi um momento de graças ver o povo contrito na rua acompanhando. Mas temo que um dia ele venha se constituir apenas em uma única e simples procissão, já que está deixando de ser do povo.

      Excluir
  3. A essência da festa que é a evangelização e o louvor a Maria nunca acabará. Mesmo que tempestades venham querem abalar o bom êxito desta grandiosa festa de mais de 80 anos. A festa é do povo, é dos filhos e todos nós somos apenas instrumentos de Deus para levar o povo a Jesus.

    ResponderExcluir