28 de ago. de 2013

A EXEMPLO DE MARIA, A JUVENTUDE VIVE E PROFESSA A SUA FÉ!



 Por Ribamar Santos Baltazar
Queridos irmãs e irmãos:
Desejei ardentemente iniciar esta mensagem dizendo: Sejam bem vindos peregrinos de Nossa Senhora de Nazaré que aqui estão para o banquete preparado para Ela, que dirá sempre a nós: “Façam tudo o que Ele, Jesus, disser!”
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Estandarte é a expressão amorosa de Deus Pai que não cessa em jorrar o seu amor misericordioso no meio do seu povo. Esse tempo de festa do Círio em Estandarte é a mais uma oportunidade que Deus está nos dando para nos reconciliar com Ele e com sua bênção caminhar e viver a nossa história como um povo feliz em busca de santidade.
Não perca tempo, participe das celebrações, dos momentos de oração, momentos de partilha da comunidade e das homenagens a Nossa Padroeira. Não esqueça que você foi convidado pela Dona da Casa, Nossa Senhora de Nazaré, para beber do melhor vinho da festa e testemunhar o maior milagre da face da terra operado por Jesus  e que se efetiva também na sua vida, na sua família, na sua história.
Somos um povo feliz porque temos Deus como Pai e Senhor de nossas vidas. Somos um povo feliz porque temos Maria como nossa Mãe que foi dada a cada um de nós pelo próprio Jesus ainda do alto da Cruz.
Deus em seu infinito Amor, tudo nos dá. Esse Rio Santa Cruz que banha nossa ilha e nos alimenta é indubitavelmente a expressão do Amor de Deus. Tudo o que temos foi Deus que nos deu e nos dá gratuitamente.
Quando um pescador sai cedinho para pescar ou volta da pesca com o seu sustento é a expressão desse Amor que nos ajuda a caminhar a cada dia. É isto que nos faz dizer que  somos um povo feliz, porque de fato somos com tantas bênçãos. Nós temos maravilhas nesta Ilha de Estandarte, a própria natureza onde não falta nada. Porém o que nós, na maioria das vezes, não fazemos é agradecer cotidianamente esse Deus que está sempre conosco.
Assim, devemos nos perguntar: Como está o nosso coração para este banquete? Deus nos oferece o Coração Novo: JESUS seu filho. Neste banque festivo do Círio, Nossa Senhora de Nazaré nos convida a participar com corações jubilosos de alegria por poder estar na Casa de  nossa Mãe e Padroeira e com intensidade ir a este banquete festivo. Então cada associação da ilha, em cada grupo, cada movimento, cada família e cada peregrino é canal desse imenso Amor de Deus Pai, refletido no rosto de nossos irmãos.
Às margens do Rio Santa Cruz um povo caminha.
Às margens do Rio Santa Cruz Deus abençoa famílias para serem celeiros de vocações potentes para o Reino de Deus Pai. Que nossas famílias não cessem de orar pelas vocações e que nesta terra também já brotou santos operários para a grande ceara de Deus, que citamos com alegria, vocações nascidas no nosso meio, na nossa comunidade, em famílias simples e humildes, mas que souberam ofertar a Deus almas santas, onde o milagre e a providência de Deus se faz presente, como: Padre Ubirajara, Padre Romildo, Diácono Taylor, Diácono Lourival, Seminarista Henrique Baltazar, Irmã Clara Costa, Irmã Nazaré, Irmã Glória (já falecida) e demais irmãos e irmãs membros de comunidades católicas e evangélicas que se fazem missionários nesta Bela Ilha Estandarte.
Feliz Círio a todos!