31 de mar. de 2012

MEUS CAROS AMIGOS,

Depende de nós ... independente de qualquer partido. Nós que desejamos mudanças, que queremos um mundo melhor, que temos esperanças em um município saudável e de paz. Nós que desejamos melhoria para o povo. Nós que sabemos que o circo está armado, mas que o palhaço não nos faz sorrir.
Depende de nós que achamos, como diz Ivan Lins, que “este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito ...”, (ou não tem feito). Nós (Dr. Rodrigo Matos, Larissa Borges, Charles Marques, Karina, Wilson, Ana Célia, Tereza Costa, Valdir, Cleyton Sales, Márcia, Marcelino Reis, Danilo Alves, Geovane, Madalena, Marcela, Cleusa, Joseane Ribeiro, Rafael Junior, Andresi Veloso Quadros, Rosa Maria, Daniel Cardoso, Marilene Garcia, Maria Piedade, Neilson Mateus, Kleber Coutinho, Henrique Baltazar, Vitória, Carlos Froes, Raquel Santiago, Jailson, Nilton, Albérito Silva, Flávio Veloso, Kessia Regina, Edvan, Ronaldo Goes Filho, Adriano Costa, Carlos, Tarcísio Ferreira, Narah Maria, Mara Pantoja, Valda, Ribamar Torres, Abimael, Gisele Oliveira e eu e os anônimos também que não tiveram a coragem de se mostrar mas que estão torcendo por mudanças e todos os candidomendenses que ainda veem um futuro para nosso municipio) que consideramos que a vida sobreviverá se, de mãos dadas, conseguirmos dar uma virada e mudar essa página tão triste e vulnerável a tudo: falta principalmente de saúde, educação e de todos os bens públicos necessários a uma vida digna.
Assim, meus caros amigos, depende de só nós, não adianta só falar, mas tomar atitudes. Escolher certo, escolher novos representantes para fazer Cândido Mendes progredir.

22 de mar. de 2012

ASSIM, NÃO POR ACASO ... É UM DEVER ...

Quando decidimos criar este blog, pensamos tão somente em apresentar ao mundo, especialmente aos filhos de Estandarte que se encontram distantes, as belezas desta ilha, assim como falar de sua realidade (o que é bom e o que não é), conforme falamos em 26/05/2011 na postagem "O blog assumindo outras posturas" e também nas primeiras que falam da história e das características de Estandarte, de sua beleza natural. No entanto, muitas solicitações nos levaram a enveredar ao caminho da denúncia da injustiça, do descaso, da violência e de outros problemas que afetam a ordem do Município de Cândido Mendes.
Assim, não por acaso, os problemas da Escola Sofia Jorge Cruz acabou tornando-se uma notícia que chamou a atenção de muitas pessoas que ficaram impressionados com a realidade da educação em uma comunidade deste imenso País. Virou um fato jurídico, um assunto político partidário e uma grande preocupação às famílias de Estandarte que até hoje ainda enfrentam este problema. As aulas ainda não iniciaram nessa escola. Os consertos estão sendo feitos, sim, mas muito lentamente. Os pais se preocupam ainda com as condições dos banheiros, das carteiras, quadros, da cozinha etc.. Eles não têm ideia quando começarão as aulas. Muitos alunos já se transferiram para outras cidades como Cândido Mendes, Carutapera, Santa Tereza, São Luis, Bragança e Belém, entre outras.
Estas notícias nos foram encaminhadas hoje pela manhã para publicação, de modo que, as críticas não nos intimidam. Este blog não surgiu apenas para falar desta ou daquela gestão municipal. Esses assuntos são apenas consequências das críticas que são feitas da triste realidade de um município do Maranhão. É dever de todo cidadão de Estandarte vigiar, cuidar das coisas públicas. Assim, não podemos nos calar diante da crueldade de muitas situações em que vive o povo.

17 de mar. de 2012

PROJETOS DE PESQUISA COMO PROPOSTAS DE MUDANÇAS NA REALIDADE EDUCACIONAL E SOCIOAMBIENTAL DE ESTANDARTE

Por Zulenilce Barros Baltazar

O Curso de Capacitação "Metodologia da Pesquisa Científica", realizado em Estandarte, por Iolanda Miranda, no período de novembro/dezembro de 2011, possibilitou a realização de alguns projetos nas áreas da educação, social e ambiental, como propostas para colaborar com as mudanças necessárias em Estandarte. Entre esses projetos destcam-se os seguintes:
- De autoria de Getúlio Rosa Junior e Ilzelina Castelos dos Santos: "Uma análise da degradação ambiental de Estandarte: a devastação dos recursos florestais".
- De autoria de Odirley Ferreira, Girlena Costa e Glades Costa: "Um catálogo para o desenvolvimento de atividades eco-turísticas de Estandarte".
- De autoria de Marta Ramos e Mariana Mendes: Os jogos educativos como recursos didáticos para facilitar a aprendizagem infantil".
- De autoria de Solange Barros: "O Planejamento de Ensino como instrumento auxiliar da prática pedagógica dos educadores de Estandarte".
- De autoria de Zulenilce Baltazar: "O processo de aquisição da leitura e da escrita na educação infantil: uma reflexão teórica".
Esses projetos a partir de abril estarão em fase de execução, com conclusão prevista para junho/2012 e serão apresentados à comunidade em setembro/2012. Esta segunda parte dos projetos será realizada através do Curso "Produção de Monografias e Documentos Científicos".
Os autores dos projetos já se encontram em estudo e produzindo a parte teórica da pesquisa.