10 de out. de 2011

A PONTE

Estandarte é uma Bela Ilha toda cerca de água. Localizada às margens do Rio Santa Cruz, recebendo também ao seu redor as águas do Rio Diamante e do Furo do Apicum. Portanto, ao redor da Ilha tem muita água e para chegar até ela, a partir do Porto dos Sonhos, é preciso atravessar o furo do Apicum por meio de uma embarcação movida a corda. Ou seja, a pequena canoa é içada por uma corda e puxada para o lado para onde se quer atravessar. Uma travessia bastante inusitada. É a forma mais rápida de se chegar e sair de Estandarte (dura uns cinco minutos), porém muito desconfortável e perigosa pelas condições da canoa, onde as pessoas ficam em pé, sem apoio, nessa travessia e geralmente vão com muita bagagem. No período de chuvas o transtorno é ainda maior. Já imaginaram a hora de transportar um idoso ou um doente grave?

































Desde que o Porto dos Sonhos foi construído, em 2003, o povo conclama por uma PONTE para facilitar essa travessia. Esse PONTE tem sido o grande desejo da maioria do povo e tem se tornado a grande bandeira dos políticos na casa dos votos. Todos os anos de eleição aparecem os candidatos prometendo a PONTE. Esses políticos "promesseiros" são desde os candidatos a depudados federais e estaduais, vereadores e principalmente candidatos a prefeito de Cândido Mendes e o pior é que o povo acredita.
No período das últimas eleições (2008) para a prefeitura de Cândido Mendes essa PONTE foi orçada em um valor de R$ 1.600.000,00 e prometida , quando foi colocada uma placa, dando mais esperanças ao povo e até hoje a placa está lá e a PONTE não. "Coisas eleitoreiras".
E assim "entra governo e sai governo" e a PONTE não sai do discurso dos candidatos e da esperança do povo. Um único lugar onde a ponte não está, com toda a certeza, é numa proposta de construção da Prefeitura como uma obra pública para beneficiar muita gente. O fato é que ela continua sendo a grande promessa desses políticos que só se preocupam com o poder, sem se importam com as necessidades da população.
Na minha opinião essa PONTE nunca vai ser constuída por esses políticos sem compromisso, pois no dia em que ela for construída eles não vão ter mais o que prometer, por isso vão "enrolando" os moradores de Estandarte. E assim a PONTE fica apenas na promessa e nos discursos dos candidatos e na esperança do povo que acredita
A construção dessa PONTE é de difícil realização pelos seguintes motivos: pela localização da área, pela profundidade do rio, pelas características do leito do rio que é cheio de pedras e pela grande força da correnteza e, principalmente, pela falta de vontade política. Só uma grande obra do governo federal para construir essa PONTE, pois são necessários os pilares de sustentação, e também um grande empenho do governo estadual para construir uma ponte em concreto, digna do povo.
No momento atual apareceram candidatos ao pleito de 2012 prometendo uma ponte de madeira. Eu pergunto: Como? Sobre qual estrutura? Com madeira de mangue? E a segurança das pessoas? E a sua manutenção como será? Se para consertar o trapiche do Porto de Estandarte é a maior dificuldade por parte da prefeitura que não assume nada, aliás nem nem aqui e para manter a manutenção de uma ponte de madeira de uns 80 a 100m de comprimento, e que com a passagem de muitas motos a toda hora vai precisar de constantes reparos. Bom isso é o mínimo. O que importa é que é preciso oferecer ao povo um serviço que melhore sua vida. Enquanto isso não acontece vamos continuar a travessia no barco do Bonfim.
O ano de 2012 vai ser de grande disputa entre os que estão no poder e querem continuar e os que querem entrar, e já estão prometendo a PONTE. E o povo continua acreditando e querendo mesmo que seja uma PONTE de madeira.
Oh PONTE Bendita e tão desejada! Será que és tão necessária?
Vejamos os pontos positivos de sua presença na Bela Ilha: encurta a distância, diminuio transtorno do transporte e da viagem e dá mais segurança e conforto na tavessia. E os pontos negativos: vai acabar com o sossego de vez da Ilha, pois facilitará a entrada a qualquer hora dos bandidos (se bem que a falta de uma ponte não é impedimento para bandidos, como já aconteceu mesmo sem a ponte), imaginem com uma ponte, o risco vai se tornar maior. E Estandarte não tem como se defender, pois falta um policiamento maior e mais eficiente capaz de proteger todas as comunidades de Cândido Mendes.
Porém o povo tem direito ao progresso e ninguém pode negar-lhe isso. A melhoria do transporte possibilitará melhor condição de vida ao povo de Estandarte e das comunidades visinhas. Nesse sentido a PONTE é necessária, mesmo se correndo o risco da violência e do desassossego. No entanto, Estandarte ainda só é o que é (essa terrinha boa) devido às condições naturais da Ilha. Para os visitantes essa paz é maravilhosa e deve continuar em Estandarte. Para mim essa PONTE vai trazer mais problemas apesar de necessária. E vocês moradores, filhos e amigos, o que acham da PONTE para Estandarte?