28 de ago. de 2011

QUEM FALA É QUEM CONHECE

Por Maykon Barros e Iolanda Miranda

Dizem que ANÔNIMO é ninguém. Mas nós deste blog consideramos que talvez
seja alguém que ainda esteja "do lado de lá", por algum motivo, por isso é alguém só pelo fato de está comentando, incomodado. Mas "do lado daqui" tem todo esse pessoal que não está satisfeito com a situação de "Candinho", que postou seu comentário preocupado com a situação de nosso município. Por isso, Anônimo, "Candinho não é Candinho" tão somente, pois sofre como um dos piores municípios do Maranhão e do Brasil. Nele falta: justiça, segurança, educação, saúde, transporte, saneamento básico, água, esgoto, coleta de lixo adequada e aterro sanitário, direitos humanos, respeito ao povo. Nele tem: drogas, assassinatos, violência, vandalismo, descaso e muitos outros problemas, não por não receber recursos, pois o governo federal já disponibilizou nestes dois anos e meio da gestão atual uma grana alta, é só consultar o site do BB para a arrecadação de recursos dos municípios.
Você, Anônimo, está satisfeito com isso? Se você está bem, pense no povo que não está. Mas duvidamos que alguém se sinta feliz com tal sorte. É verdade que esta situação não é de hoje, tem longa história, mas nestas quatro últimas gestões é vergonhoso o que se vivencia em "Candinho".
Quem fala é quem conhece muito bem esta realidade de nosso município, são pessoas que trabalham por dias melhores em Cândido Mendes, que lutam por mudanças em Estandarte, no Barão de Tromaí e em várias outras comunidades. E você Anônimo, o que faz? Tem ajudado a reconstruir Cândido Mendes? Ajudado a mudar a realidade deste município? Aceitamos sua crítica, pois ela nos ajuda a perceber que ainda tem muita gente que precisa se sensibilizar com as nossas próprias carências, que precisa aliar suas forças com as nossas para sairmos desta triste realidade.
Perceba, Anônimo, que Cândido Mendes tem muitos problemas pelos quais temos que nos unir para reverter tal situação que tanto nos envergonha. Até o Rio Maracaçumé, aquele do qual o Hino fala ser um "imenso rio ... um rica veia de tão nobre coração", está secando. Será que até a natureza também está tramando contra este pobre Cândinho?
Anônimo, é hora de botar a mão na massa e lutar por melhorias, pois se não nos mobilizarmos jamais mudaremos a realidade de Cândido Mendes. Então, Anônimo, vamos à luta? Junte-se a nós, sua aliança aumentará nossa força para fazer Candinho um município digno ao seu povo.

26 de ago. de 2011

CÍRIO 2011 – UMA PROCISSÃO LINDA E SILENCIOSA

Este ano o Círio de Estandarte tinha tudo para ser uma das maiores e mais lindas procissões já ocorridas, pois são 83 anos de Círio com tudo pronto para ser uma festa dos fiéis estandartenses para Nossa Senhora e Jesus. E apesar da berlinda estar maravilhosamente ornamentada e todos os demais símbolos que compõem este evento estarem presentes, o que assistimos foi uma caminhada triste e silenciosa, onde os caminhantes de Maria ouviam os seus próprios passos embalados apenas pela fé para louvar e pagarem suas promessas.



















Apenas as vozes de mulheres da terra quebravam o silêncio, entoando cantos e orações acompanhadas pelo povo.








As mudanças ocorridas não alteraram a fé, mas um pouco da alegria deste evento religioso. Entre outras consequências estão: o cancelamento das várias homenagens das famílias à Nossa Senhora de Nazaré devido a ameaça no trajeto histórico; a ausência da Banda Musical de Bragança que muito anima esta grande procissão, desde 1996, o que é uma homenagem da Associação dos Filhos e Amigos de Estandarte (CRAEST).

Mas mesmo assim, essa procissão seguiu seu rumo em silêncio, e o silêncio nos fez ouvir apenas o som dos nossos passos e dos nossos corações entristecidos, mas com a certeza de que Nossa Senhora não permitirá que esta linda festa acabe, pois já é um marco histórico, de fé e religiosidade católica na vida da comunidade, como dizia o saudoso Padre Dante Barbante: "É um momento de fé, júbilo, confraternização e alegria das famílias e seus convidados. É uma caminhada para Deus e Maria é quem nos conduz".

A própria diretoria deste grande evento neste ano desmereceu a cultura da Ilha, impossibilitando que atividades culturais de Estandarte fossem apresentadas, relegando as criancinhas em suas apresentações, que foram substituídas por outras apresentações que não têm nada a ver com a cultura de Estandarte, assim como tentou impedir os jovens de prestigiar este evento, o que só foi conseguido por imposição dos jovens integrantes do Grupo Folclórico Ana Nilze Maria. Se a festa é nossa, quem tem que homenagear nossos convidados somos nós com nossas atividades culturais, até porque na programação da Igreja não constam atividades culturais que ficam por conta das organizações e das escolas. Se Estandarte é o dono da festa, é ele quem tem que recepcionar. É a nossa cultura que deve ser valorizada e mostrada ao público.









Onde está o respeito às criança, às famílias, aos educadoresao e ao povo? Faltou ética, cidadania e direitos humanos. O Círio de Estandarte é festa do povo católico de Estandarte.

Mas foi com os corações cheios de esperanças que o Círio das Crianças foi realizado com muita determinação e vontade das crianças, dos jovens, dos educadores e dos pais para louvar Nossa Senhora de Nazaré e a nossa grande festa.





























O Círio das Crianças é realizado sob a coordenação da Associação de Preservação Ambiental e Cultural de Estandarte (APAES) e este ano fez parceria com a Coordenação do Grupo de Catequese Infantil Grão de Mostarda e dos educadores e, também, com o apoio da Associação Recreativa Estandartense (ARES). Faz parte dos festejos do Círio, é uma forma de dar um espaço às crianças de participar deste grande evento de Estandarte e fazê-las entender, desde cedo, que Maria tem um grande papel em sua formação e em sua vida. É preciso entender, também, que a cada ano mais o povo de Estandarte se esforça para fazer deste grande evento de louvor à Mãe de Deus, um momento nosso, por isso não pode acabar.

Neste ano, a Coordenação da Catequese instituiu a Guarda Mirim de Nossa Senhora de Nazaré com a finalidade de colaborar com a catequese infantil, com o Círio e demais atos da Igreja. Esperamos que esta guarda, formada por 18 jovens, floresça e dê bons frutos junto à nossa Igreja em Estandarte. É com muito esforço dos devotos de Maria que construímos esta grande festa dos fiéis, do povo católico de Estandarte. Eis a Guarda Mirim no momento de afirmar seu compromisso:







Apesar de tudo, houve a procissão marítima e a trasladação no dia 13, mas o desfile das candidatas à Rainha do Círio ficou um momento isolado, já que foi excluído o dia do encerramento da Festa, o Dia da Padroeira (o 15/08). Eis as candidatas e a rainha:



















No entanto, o mais triste nesse episódio, em que a comunidade ficou dividida, foi assistir, em pleno dia 14 (Dia do Círio), domingo, a nossa Igreja fechada, impedindo que os devotos de visitarem Nossa Senhora de Nazaré em sua Berlinda, para fazer orações, oferecer jóias, pagar promessas como de costume duante muitos anos. Nos anos anteriores, nesse dia, havia um fluir de pessoas em constante movimentação, uma romaria com alegria, enfim, uma festa, que foi substituída por uma situação não esperada, uma praça triste e uma igreja fechada, fato que levou muitas pessoas, especialmente os antigos filhos, amigos e devotos que muito conhecem esta festa religiosa, a ficarem surpresos com esta mudança, e perguntavam a cada hora: "O que aconteceu? Por que a Igreja está fechada? Nunca aconteceu isso em nossa festa e em nossa comunidade. Hoje é domingo, a Igreja precisa estar aberta, precisamos reverenciar Nossa Senhora. Queremos rezar pelos pais, hoje é dia 14, é dia do nosso Círio. O Círio é nosso, nós o construímos. Queremos ver Nossa Senhora em sua Berlinda".
Precisamos ser estimulados e animados cada vez mais em nossa fé, mas que não sejamos mutilados em nossa história, em nossa cultura e em nossos valores religiosos que levamos anos para construir.

Há um grupo de fiéis e seguidores de Nossa Senhora em constante oração pedindo que Deus que nos dê forças para continuar lutando. Vamos continuar unidos, resistindo e rezando, Deus é maior e está conosco.

17 de ago. de 2011

NENHUMA MUDANÇA NO CENÁRIO ESCOLAR

Até a presente data, nada foi feito, na Escola Sofia Jorge Cruz, a não ser no telhado que foi reforçado para não cair, mas as janelas, o piso, os quadros, as carteiras, os banheiros e sanitários, a cozinha e a fossa continuam do mesmo jeito. Para dizer que fez algum reparo, o Prefeito mandou pintar as escolas, somente isso. E em vez de fazer os consertos na escola para que as aulas voltem a funcionar normalmente, está ampliando-a, construindo mais duas salas, cuja construção não passou do alicerce, pois está parada a obra, e que, eu tenho certeza, nunca vai ser concluída. Essa construção é só para dizer que ele está fazendo alguma coisa na escola, já que também abrimos um processo na justiça com o mesmo material do blog. O juiz já tomou conhecimento, convocou, em junho, algumas testemunhas sobre o problema e prometeu ir lá para avaliar tanto a situação na educação como na saúde, mas até agora não apareceu por lá. Também intimou a Prefeitura que apenas iniciou a reforma e ficou por isso e está do mesmo jeito.

Enquanto isso, os estudantes estão espalhados em outros lugares: na Escola João Jorge Filho onde foi diminuído horário das turmas da manhã e da tarde para abrigar os alunos da Escola Sofia em um horário intermediário, o que acaba por prejudicar todos os alunos que ficam com a carga horária diminuída e, portanto, prejudicada. E os demais alunos de 5ª a 8ª estão jogados de qualquer jeito em uma sala da Colônia dos Pescadores, na Sede do Clube de Mães e na Sede Social Comunitária que são lugares inadequados para a realização das aulas. E assim vai ficando a educação dos brasileiros.

Se o ensino já é deficiente no ambiente escolar próprio para as aulas, imagine em um lugar totalmente inadequado, onde os professores devem se virar para improvisar uma aula. É um absurdo. É o fim da educação.