2 de mar. de 2009

Em defesa da Ilha

A Comunidade de Estandarte, ao longo do tempo, busca o seu desenvolvimento através de algumas organizações. Assim sendo, possui três ONGs que têm papel marcante no contexto socioeducacional e cultural com suas atividades que muito beneficiam a população.

ONGs:
-Associação Recreativa Estandartense (ARES) que promove atividades recreativas e sociais, tais como: Baile de Debutantes e Festa das Flores no mês de maio; Iniciação ao Canto através do Coral Infanto-Juvenil incentivando também à leitura; Incentivo à cultura regional e local através do folclore durante a Quadra Junina com o Bumba-Meu-Boi "Brinquedo da ARES"; apoio ao Círio de N.S.de Nazaré e à Festa de Natal; e como serviços sociais construção de fossas biológicas nas residências dos sócios da associação, aula de reforço para os filhos dos associados, entre outros serviços e atividades.
-Associação de Preservação Ambiental e Cultural (APAES) tem por objetivo promover atividades que visam a preservação ambiental e cultural de Estandarte, através de Seminários de Educação e Meio Ambiente, Cursos da Capacitação Docentes, Treinamentos de Professores, Curso de Relações Interpessoais para Servidores e Comunitários, Encontro de Estudantes, Gicanas Esportivas e Culturais e, principalmente, um trabalho junto aos alunos e comunitários para a conscientização ambiental e a responsabilidade social. Também promove atividades artístico-culturais em parceria com as escolas, desenvolvendo e incentivando junto aos estudantes o teatro, a música, a dança e a composição literária através da poesia e narrativas. Entre as atividades culturais e curriculares destacam-se o Folclórico Boi "Coração de Estudante" e a pela teatral "A Dança do Guará". Oferece ao povo informações e cultura através da Biblioteca "Padre Dante Barbanti". Esta ONG é administrada por Professores de Estandarte que oferece suas atividades à outras comunidades vizinhas.
-Associação Arca de Noé que tem por finalidade trabalhar com crianças e adolescentes a conscientização ambiental e a preservação da Ilha de Estandarte, desenvolvendo atividades que enfatizam a ecologia, a cultura e responsabilidade social. Entre as atividades culturais ecológicas promove quadrilhas, blocos de carnavais, entre outras, com temas ecológicos.
REPRESENTAÇÕES/INSTITUIÇÕES SOCIAIS:
- Colônia dos Pescadores, a mais antiga de todas as associações/representações de classes, cuida dos direitos dos trabalhadores, especialmente a aposentadoria.
- Associação Bom Jesus que construiu, em parceria com a Prfeitura e com recursos do INCRA, a estrada vicinal Barão-Estandarte (Porto dos Sonhos).
- Outras: Associação Clube de Mães, União dos Moradores, Associação das Artesãs.

Estrutura atual

Atualmente, Estandarte é uma Vila com características de uma pequena cidade, apresentando nova estrutura física, dividido em 06 bairros: Centro, Sete de Setembro, Alto, Nazarezinho, Cajualzinho e Matinha.
No centro da Vila estão:
- a histórica Igreja Matriz, construída toda em pedra em 1955, cuja Padroeira é N. S. de Nazaré, venerada pelos fiéis católicos há mais de oitenta anos, através de seu Círio cuja primeira procissão se deu em 14 de agosto de 1928;
- a Igreja Assembléia de Deus;
- duas escolas pertencentes à rede municipal de ensino fundamental (Escola João Jorge Filho e Escola Sofia Jorge Cruz), além desse nível de ensino desenvolve a educação infantil também da rede municipal e o ensino médio da rede estadual;
- um posto municipal de saúde pública;
- um mercado público;
- várias lojas comerciais;
- um posto dos Correios;
- uma sub-delegacia;
- uma sede social para eventos;
- o estádio de futebol Antônio Cardoso;
- três ONGs (ARES, APAES e ARCA DE NOÉ) que trabalham em defesa do meio ambiente, da educação e prestam outros serviços sociais junto à comunidade;
- antena de TV, antena de Telefonia;
- as casas residenciais, bares, padaria, metalúrgica, entre outros.
Fora do centro possui: sítios, pequenos bosques, trilhas, praias, pontos históricos próprio para o turismo.
Recentemente (a partir de janeiro de 2008) passou a contar com energia direta através do Programa "Luz para Todos" do governo federal que substituiu o antigo sistema de iluminação que era através de grupo gerador desde 1958 como serviço da Prefeitura.
No entanto, ainda ressente-se de um sistema de transportes que possa oferecer conforto para o povo, pois para chegar e sair da Ilha de Estandarte se faz através de uma estrada vicinal em estado precário, e para atravessar o Furo do Apicum que separa a Ilha da estrada, há necessidade urgente de uma ponte. O transporte do centro da vila para o Porto dos Sonhos é feito de motoclicletas, bicicletas, a pés ou ainda de lanchas.